top of page
Foto do escritorLux Sistemas

Gestão de Compras e Estoque


 Estoque e Resultados

Para garantir bons resultados financeiros, a gestão de compra eficientes juntamente com a organização do estoque é fundamental para qualquer negócio.

O estoque é considerado um dos ativos mais importantes de uma empresa, podemos dizer que é dinheiro parado que está perdendo valor. Portanto a empresa precisa ter um equilíbrio, pois se houver muito pouco estoque, a venda também não se realiza.

Planejar o estoque é responsabilidade do gestor da empresa, que precisa avaliar quantidades, novas mercadorias, vencimentos e exposição dessas mercadorias, incertezas de demandas, estimar quebras no ciclo de vendas. A melhor maneira para levantar informações para a tomada de decisão em relação ao estoque é se basear em análise por meio de histórico de vendas, considerando crescimento da economia e setor de atuação da empresa. O inventário do estoque é um aliado nessa questão, através dele é possível fazer a contagem periódica de materiais, o cadastro e categorizar os itens disponíveis. O inventário precisa estar sempre atualizado para o levantamento de todas essas informações. É preciso analisar o espaço físico do estoque, otimizar os custos, reduzir desperdícios, organizar as compras.

Através do planejamento o gestor consegue diminuir os riscos, melhorando os resultados da empresa, tomando decisões assertivas, formando um estoque lucrativo e saudável.


Método Curva ABC


A curva ABC permite ao empreendedor investir de forma assertiva nos produtos que mais impactam no resultado do seu negócio, ela também é conhecida como regra 80/20, ou seja, 20% do que se faz é responsável por 80% dos resultados obtidos. É possível reduzir a diversificação de produtos e trabalhar com aqueles que são mais rentáveis.

Na curva A, ficam os produtos mais importantes, de maior valor, com giro razoável, gerando melhor margem de ganho, devido a alta lucratividade e faturamento. Esses produtos geralmente as vendas ocorrem naturalmente sem necessidades de campanhas, representam 20% do seu estoque, mas a representação financeira é de 80%.

Na curva B, ficam os produtos de valor médio e representam a maior quantidade de itens em estoque, onde o controle do estoque deve ser rigoroso, evitando a falta de produtos em um aumento de vendas, representam 30% dos produtos e a representação financeira é de 15%.

Na Curva C, ficam os produtos menos importantes, representando 50% dos produtos, mas a representação financeira é 5%, mas possuem sua importância no giro de estoque. As datas comemorativas são oportunidades para a venda desses produtos.

Na Lux Sistemas você pode usar a curva ABC para visualizar seu estoque e poder tomar decisões assertivas para produtos que mais impactam no resultado do seu negócio. Confira o vídeo abaixo:





 

Giro de Estoque


Outro indicador do estoque é saber quantas vezes em um certo intervalo de tempo os itens do estoque são renovados. Isso permite avaliar se o estoque é eficiente, mostrando se tem equilíbrio entre os produtos de compra e venda.

Valor total das vendas: Valor total vendido no período pela empresa.

Valor médio do estoque: Soma-se o valor total de todos os produtos do estoque no início do ano, com o valor total do estoque do final do ano e divide por 2.

Cálculo giro de estoque = Valor total das vendas / valor médio do estoque.

Geralmente quanto maior o giro de estoque, mais a empresa está lucrando, mas esse indicador depende muito do segmento da empresa.

 

コメント


bottom of page