Gestão Financeira e Plano de Negócios
- Josiane Beal - Lux Sistemas
- 28 de mai.
- 2 min de leitura

De acordo com o site do gov.br, o Brasil no ano de 2025 o primeiro trimestre registrou 1.407.010 novos CNPJs, com destaque nos MEIs (Microempreendedores Individuais). Sendo o setor de serviços com 257.156 pequenos negócios abertos, comércio com 83.921 e indústrias da transformação com 30.859 negócios.
No entanto à medida que o negócio vai crescendo, vai aumentando também a dificuldade da sua administração. O trabalho vai aumentando, precisando de mais pessoas e/ou mais sócios.
Segundo o site do Sebrae, a gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados com planejamento, execução, análise e controle das atividades do negócio. Então para começar a gestão da maneira correta é importante a separação da pessoa física e jurídica. Separar o dinheiro do negócio com gastos e despesas particulares.
Em seguida podemos priorizar a gestão do caixa no dia a dia, administrando as entradas e saídas, referente a vendas, prestação de serviços, pagamento de fornecedores, salários, tributos, despesas.
Porém fazer toda essa administração exige dinheiro, dedicação, conhecimento e tempo. Muitas vezes o empresário não se dedica no processo de análise para solucionar problemas financeiros a fim de manter seu negócio em dia.
Cuidados com relação a regime de caixa e competência são essenciais para o controle da gestão financeira. No regime de caixa as receitas e despesas são apropriadas no período do seu pagamento ou recebimento, independente do momento em que são realizadas, é importante administrar as contas pelo regime de caixa.
Já receitas, despesas, custos, lucro ou prejuízo, são apurados geralmente pelo regime de competência.
Contudo, fazer um plano de negócios pode ajudar muito a empresa e se organizar nessa questão, levando em consideração a expansão do negócio. O plano de negócios para ser bem elaborado, precisa que informações como localização, fornecedores e concorrentes, forças, fraquezas e ameaças referente ao produto ou serviço comercializado sejam avaliadas.
Também é necessário um plano de marketing, focado na venda, estratégia do produto, promoção, distribuição, precificação e comunicação. Além de informações sobre a produção, atendimentos, estoques, e não menos importante a análise financeira que engloba questões como, qual será seu investimento fixo, custos, faturamento, mão de obra, estoques, simulação de financiamentos, tributos.
Concluindo que o plano de negócios é um antecessor de uma boa gestão financeira, ajudando na tomada de decisões no decorrer do andamento e crescimento do seu negócio.
Fonte: https://sebrae.com.br
Fonte: https://www.gov.br
Comments