O mercado de reparação de veículos automotivos no ano de 2022 alcançou cerca de 233.926 mil oficinas no Brasil, segundo o site do GOV, a maior parte são MEI e empresas de pequeno porte. Em Santa Catarina, as oficinas mecânicas ativas somam cerca de 13,27 mil, no Paraná cerca de 19,72 mil e no RS em torno de 19,76 mil.
De acordo com o Sebrae, no Brasil existe um gasto com manutenção de veículos por ano de 128 milhões, sendo que 20% do gasto anual com manutenção corresponde a classe A, em torno de 77% as classes B e C e 3% classe D.
O mercado consumidor seriam clientes corporativos (seguradoras, cooperativas de transportes e empresas ou pessoas que tem diversos carros ou frota própria de veículos), donos particulares de automóveis. Em torno de 63% dos veículos tem mais de cinco anos de idade.
A caracterização das empresas por tipo de serviço, fica em torno de quase 49% - serviços de mecânica, em torno de 27% - serviços e acessórios, e em torno de 16% colisão e 8% borracharia.
Em relação a proporção de oficina por região o Sudeste de destaca com cerca de 113.390 mil oficinas ativas, o Sul gira em torno de 52.740 mil, O Nordeste com cerca de 30.866 mil, o Centro - Oeste em torno de 27.281 mil e o Norte com cerca de 11.649 mil oficinas ativas.
Com base nas informações acima podemos analisar que a atividade de reparação, é uma excelente opção para profissionais com amplo conhecimento e experiencia no ramo, além de conhecer bem o mercado e a legislação, ter mão de obra com domínio técnico, manter-se atualizado e facilidade no relacionamento com pessoas são essenciais para iniciar um negócio nesse segmento.
Alguns conhecimentos básicos são necessários para a capacitação de um reparador como: mecânica e lubrificação automotiva básica, sistemas auxiliares e de transmissão, estrutura veicular, injeção eletrônica, motores a diesel e explosão e eletricidade.
Dicas para melhorar a Gestão da sua Oficina Automotiva
Separar as contas da pessoa física e jurídica, registrar tudo separadamente.
Controlar o faturamento, total recebidos e as despesas mensais, entradas e saídas, contas a pagar e receber. O pró-labore deve ser estipulado um valor fixo, não podendo ser maior do que a oficina pode pagar, e as contas pessoais deve ser paga com o pró-labore, caso seja retirado algum valor, para pagamento de despesa pessoal, esse valor deve ser descontado do pró-labore ao final do mês, evitando assim, endividamento da empresa.
Garanta aos seus funcionários os direitos trabalhistas básicos (CLT), crie um clima de trabalho agradável e saudável, para que eles se sintam valorizados e acolhidos.
Fazer diagnostico detalhado inicial do veículo, facilita a execução do serviço, desde a requisição ou compra da peça correta, para a realização da manutenção, diminuindo e evitando erros e retrabalho. O estoque de peças em uma oficina deve ser mínimo, porém bem controlado.
Se a oficina tem uma equipe de trabalho, é interessante atribuir funções especificas a cada um, caso a oficina seja pequena não tenha equipe, procurar ter os pontos de atenção no atendimento, venda, serviço e relacionamento com o cliente.
Escolher fornecedores que trabalham com peças de qualidade, é de grande relevância, deve-se desconfiar de preços muitos abaixo, e tentar achar peças de qualidade com preço justo.
Cursos de capacitação para a equipe, ou quando a oficina for pequena a capacitação profissional, é importante para identificar a causa e não só o defeito do veículo, trazendo conhecimento e qualidade ao serviço prestado.
O cumprimento da legislação é fundamental, toda oficina mecânica está sujeita a legislação ambiental de cada Estado, procurar estar sempre informado sobre normas e leis que regem o funcionamento da oficina.
Todos os funcionários devem ser orientados sobre o correto uso dos recursos da oficina, evitando perdas, prejuízos e uso inadequado dos recursos ambientais. Podemos citar alguns exemplos como desperdícios de água, materiais de limpeza, peças danificadas pela montagem, comprada errada ou de má qualidade, ferramentas perdidas, quebradas, luzes acessa sem necessidade, máquinas ligadas sem necessidade, fiação elétrica mal dimensionada, falta de programação de serviços, causando ociosidade de funcionários, ferramentas e estoque longe do local de trabalho, excesso de peças, óleos encalhados no estoque, má conservação de equipamentos para solda.
A dependência de um único e grande cliente também pode comprometer as atividades da oficina, caso ocorra a perda desse cliente, podendo levar a oficina a fechar as portas, falta de agilidade ou não cumprimento no prazo de entrega, gestão inadequada de riscos, com falta de seguro para os veículos que estão na oficina caso venha a acontecer algum sinistro.
Ter alguns controles básicos e organização, ajuda a ter uma visão mais ampla e clara em relação a situação da oficina.
Fonte: Painéis do Mapa de Empresas — Empresas & Negócios (www.gov.br)
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