top of page
  • Como realizar a troca do certificado digital quando está vencido?
    Para realizar a troca do certificado digital vencido no Gerencial Antigo, siga as instruções abaixo: 1. Acesse o menu "Emissão NF-e" no sistema Gerencial Antigo. 2. Navegue até as configurações e selecione a opção "Certificado". 3. Dentro da seção de certificados, identifique o tipo de certificado digital que está sendo utilizado. Existem três tipos disponíveis: * A1: Arquivo (software) * Token: Pen drive (hardware) * A3: Cartão (hardware) Se o certificado digital estiver vencido, será necessário realizar a troca. 1. Adquira um novo certificado digital válido e siga as instruções fornecidas pelo provedor ou autoridade certificadora para instalá-lo. 2. Após instalar o novo certificado digital, retorne ao sistema Gerencial Antigo. 3. No menu "Emissão NF-e", acesse novamente as configurações e selecione a opção "Certificado". 4. Atualize as informações do certificado, inserindo os dados do novo certificado digital. 5. Certifique-se de salvar as alterações. Após essas etapas, o sistema deverá reconhecer o novo certificado digital válido, permitindo a continuidade da emissão de NF-e.
  • Como Fazer o Download de NF-e e Ajuste de Margem de Lucro.
    Baixar Nota Fiscal 1. Acesse o site da Receita. 2. Insira a chave de acesso e clique em 'Continuar'. 3. Precisa do certificado digital, para fazer o download. 4. Realize o download da nota fiscal. 5. Acesse o sistema gerencial Selecione 'Estoque'. Selecione 'NF de entrada'.. 6. Localize o XML na pasta de downloads. Clique em "Localizar XML" no canto direito. Selecione o arquivo. 7. Clique em importar XML; Neste momento, os dados da NF-e foram importados. 8. Agora altere a margem de lucro e arredonde para 0,90 9. Clique em 'Gravar'
  • Conjunto de dados fora do modo de edição ou inserção
    Quando essa mensagem é exibida, é possível resolver o problema fechando o sistema e reabrindo-o. Este comportamento pode ocorrer devido ao uso do sistema em uma rede..
  • Mensagem: "out of memory"
    Geralmente, isso ocorre quando há dois sistemas abertos ou pode ser uma falha no Windows. Para resolver, basta finalizar a tarefa.
  • Como resolver o erro temporário?
    Erro temporário (algum campo que o sistema não conseguiu validar): Clique em 'OK', revise e salve novamente. Geralmente, isso resolve.
  • Como resolver o erro de rejeição: Duplicidade de NF-e, com diferença na chave de acesso.
    Se a NF-e não foi transmitida ainda, altere o número da NF no campo correspondente no cabeçalho para uma numeração que não tenha sido utilizada e reenvie.
  • Como resolver erro de impressão?
    Pode ser um problema na impressora ou ela pode não estar instalada corretamente. Verifique a impressora no painel de controle.
  • O que significa a mensagem de erro: Erro ao criar/imprimir NF?
    Solução: 1. Clique em "OK" na mensagem de erro. 2. Abra a nota, por exemplo, número 13. 4. Escolha entre alterar, gravar ou cancelar, e insira o código ou nome do produto. 5. Vá para "Estoque", selecione "Produtos" e localize o produto pelo código ou nome. 6. Se o código de barras começar com o número 1 e não deveria, remova o "1" do início do código. 7. Clique em "Alterar". 8. Grave as alterações e feche. 9.Vá para a emissão de NF. 10. Às vezes, é necessário fechar e reabrir o sistema. 11. Procure a NF, clique na nota. 12. Clique em "Alterar" para atualizar o sistema. 13. Grave e feche. 14. Envie a NF. 15. Se ocorrer erro novamente, vá para o estoque e exclua o código de barras.
  • Como resolver o erro 'Erro ao criar/imprimir NF'
    Este erro normalmente é ocasionado por faltar informações no cadastro do cliente, seja IE ou outra informação. No cadastro, estará em branco, ou a IE preenchida de forma incorreta. Como resolvemos este problema? 1. Na primeira etapa, obtenha o CNPJ do cliente e realize uma consulta no Sintegra. 2. Se a Inscrição Estadual (IE) estiver ausente ou preenchida incorretamente, corrija-a na consulta do Sintegra. 3. Após a correção, preencha a IE correta e selecione novamente o cliente na NF-e, utilizando a ferramenta de busca, como a Lupa
  • Erro de Certificado Digital.
    Este erro é causado pela seleção incorreta ou pela inoperância do certificado digital. Como resolvemos? 1. Acesse as configurações na tela da NF-e. 2. Selecione a aba "Certificado". 3. Na próxima etapa, escolha o certificado correto. 4. Selecione o certificado correto. 5. Clique em "OK" e reenvie a NF-e.
  • Mensagem: Falha na validação dos dados.
    Este tipo de erro está relacionado ao cadastro do cliente. Se for uma pessoa física, solicite os dados e corrija na aba de cadastro. Se for CNPJ, consulte o Sintegra. Como resolvemos: 1. Feche a nota e acesse o cadastro do cliente. 2. Localizar o cliente 3. Selecionar o cliente 4. Clique em "Alterar Cadastro" para identificar o problema. Sempre verifique os campos como bairro, número, cidade, CEP e endereço.] *Observação: Nunca utilize "S/N" no campo número. Caso o cliente não tenha número, utilize "0" zero. Neste caso a falha estava no Bairro, onde estava sem ser preenchido, para validar os dados sempre pegamos o cnpj e consultamos no Sintegra 5. Acessar o Sintegra e escolher o Estado do cliente. Em Nosso exemplo seria cliente de SC. 6. realizar a consulta no estado. Lembre-se que é possivel ter pessoas físicas com IE, como produtores rurais, 7. Caso a consulta retorne Clicar neste ícone para abrir o pop-up Com os dados na mão basta atualizar no sistema o cadastro, será necessário selecionar novamente o cliente na nota fiscal para realizar a emissão dela corretamente.
  • Mensagem de Erro ao Imprimir.
    Este tipo de erro geralmente está relacionado ao Capicom adicional, que normalmente está dentro da pasta 'Ferramentas' em C:/Lux. Para resolver este problema, será necessário reinstalar o Capicom.
  • Sem comunicação com SEFAZ
    Mensagens: Sem comunicação com o Sefaz: Nota fica em contingência: Pode ser oscilação na internet. 1° Abre o retaguarda; 2° Vai em fiscal; 3° NFC-e ou NF-e; 4° Abre a aba contingência; 5° Transmitir;
  • Problemas com a Impressora
    Mensagem de erro Neste caso, confere a impressora padrão no Windows, fecha e abre o sistema (Gerencial)
  • Como atualizar o certificado digital
    Certificado Digital Como realizar a troca do certificado digital quando está vencido no Gerencial 2023? Em relação ao certificado digital, como realizar a troca dele quando vencida dentro do sistema. Certificado Digital: Existem 3 tipos: A1= Arquivo (software); Token= pen drive (hardware); A3= Cartão (hardware); Para fazer a troca é necessário baixar o certificado novo, que a contabilidade envia para o cliente, juntamente com a senha; 1° Duplo clique em cima do certificado novo que foi baixado; 2° Irá aparecer a tela abaixo; 3° Seleciona o usuário atual; 4° Avançar; 4° Irá abrir mais uma tela como o nome do certificado; 6° Clica em avançar, novamente; 7° Coloca a senha do certificado, normalmente enviado pela contabilidade; 8° Avançar; 9° Seleciona a primeira opção conforme imagem abaixo: 10° Avançar; 11° Concluir 12° Digita opções de internet na barra de ferramentas, conforme imagem abaixo: 13° Clica na aba conteúdo - 'CERTIFICADOS' 14° Verifica o certificado se instalou corretamente; Se o certificado é o atual; Fechar; 15° Abre o sistema: Vai em emissão NF-e; Configurações, certificado; Seleciona o caminho, clicando no ícone conforme imagem abaixo, irá aparecer o certificado, clica dele, clica em ok; Gravar; Fechar;
  • Como enviar arquivos XML para a contabilidade
    1. Acesse remotamente; 2. Abra o sistema de retaguarda; 3. Vá para a seção fiscal; 4. Selecione NFC-e, NF-e ou DF-e, conforme necessário. 5. Ajuste a data do início ao fim do mês; 6. Verifique as abas transmitidas, duplicidade e inutilizadas; 7. Clique em 'Fechar Mês'; 8. Em seguida, clique em 'Gerar'. 9. Vá em 'Pessoas' no canto esquerdo; 10. Confira o cadastro de e-mail do contador, da Lux e do cliente para garantir que esteja correto; 11. Envie para a contabilidade, Lux e cliente, se solicitado.
  • Mensagem de erro: Sem comunicação com o Sefaz: Nota fica em contingência: Pode ser oscilação na internet.
    Para resolver: Abra o retaguarda; Vá para a seção fiscal; Selecione NFC-e ou NF-e; Abra a aba contingência; Transmita novamente a nota.
  • Mensagem de Erro: Não foi possível conectar na base de dados.
    O computador no qual o banco de dados foi instalado precisa estar ligado para que os demais, que são acessados externamente, funcionem corretamente. Certifique-se de manter o servidor do banco de dados sempre ativo para garantir a disponibilidade do serviço.
  • Mensagem de Erro: Falha na validação de dados da NF-e.
    Este erro está relacionado a informações que invalidam o XML. Inicialmente, precisamos verificar se o cadastro do destinatário possui todas as informações corretas, como CPF, CNPJ, IE, endereço e informações fiscais corretas.
  • mensagem de erro: "selected is not valid"
    Para lidar com a mensagem de erro 'selected is not valid', verifique a impressora padrão no sistema Windows. Após essa verificação, feche e abra o sistema (Gerencial). Isso pode ajudar a resolver possíveis problemas de configuração da impressora ou de cache no sistema.
  • O que é o Lux DF-e?
    O Lux DF-e é um sistema que auxilia no gerenciamento de notas. Ele realiza o download automático de todas as notas emitidas referentes ao CNPJ em questão, diretamente do site da Receita Federal. Observação: O sistema precisa ser aberto diariamente para atualizar os dados. Para abrir o sistema: 1. Dê um duplo clique; Ele abrirá e ficará minimizado na barra de tarefas, próximo ao relógio. 2. Clique no sistema para maximizar a tela. 3. No canto esquerdo, há as configurações, onde podemos definir os locais onde serão salvos os downloads. 4. Abaixo das configurações, é possível realizar cadastros ao clicar no campo 'Cadastro de Destinatário NF-e'. 5. Na opção 'Consultar Notas Fiscais contra o CNPJ', o sistema realiza a consulta pelo NSU (Número Sequencial Único). O NSU significa 'Número Sequencial Único', e o processo de distribuição de documentos fiscais eletrônicos (DF-e) pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é conduzido por meio desse número. O NSU possibilita o acesso a eventos, resumo de NF-e e NF-e completas para os interessados. 6. As NF-e em vermelho indicam notas que foram canceladas. É possível visualizar também a quantidade de notas autorizadas. 7. No campo Manifestação de Destinatário (MD-e), é uma forma de comunicar à Receita Federal referente aos eventos relacionados. Pode-se selecionar o tipo de manifestação necessária e clicar em 'Manifestar', conforme a imagem acima. Cada NF-e pode ter até 3 eventos, sendo que o último evento manifestado é o que valida. Abaixo, estão os tipos de manifestações: No campo de Gerenciamento de XML, é onde ficarão armazenadas as notas disponíveis. Nesse campo, podemos realizar as seguintes ações: Exportação de XML; Exportação de PDF; Exportação de XML + PDF; Enviar por e-mail; Visualizar." Pode-se realizar um filtro de pesquisa para consultar o emissor de NF-e, sincronizar NF-e e consultar notas por datas. Também é possível gerar relatórios. Selecione todas as notas e vá em 'Gerar Relatório'. Backup do sistema: É altamente recomendado realizar backup regularmente e salvar os arquivos.
  • O que é um Módulo de Acesso?
    No módulo de Acesso, podemos definir quem serão os usuários do sistema e configurar as permissões de uso de acordo com a necessidade. 1. Clique no módulo de Acesso. 2. Clique em 'Usuários'. Em seguida, clique em 'Novo' ou 'Alterar', conforme necessário. O sistema abrirá a tela abaixo: Cadastre um novo usuário e senha. Caso o usuário seja o supervisor, pode selecionar a opção abaixo. Clique em 'Salvar'. Observação: Para alterar, siga o mesmo procedimento. Em vez de clicar em 'Novo', clique em 'Alterar'. Permissões: Ao clicar em 'Acesso' e depois em 'Permissões', podemos liberar ou bloquear permissões de uso do sistema para os diferentes usuários. Quando clicamos em 'Acesso', a tela abaixo será aberta: *Nesta tela, podemos selecionar o usuário e retirar ou liberar *permissões. Basta clicar nos módulos e selecionar a opção desejada para cada usuário. Por exemplo, no módulo Financeiro, se eu não quiser que a usuária Josi tenha acesso ao subitem 'Contas a Pagar', então eu desmarco as opções nos campos: ver, incluir, editar e excluir. Depois, clico em 'Aplicar' e 'Reiniciar'. O sistema será fechado para fazer login com o novo usuário e atualizar a nova configuração. Pode-se observar na imagem abaixo que, no Módulo Financeiro, o subitem 'Contas a Pagar' ficou inativo para a usuária Josi.
  • Como Importar Notas Fiscais de Compra em Formato XML
    Para importar Nota Fiscal de compra: Abra o sistema de retaguarda. Clique em "Compras". Selecione o subitem "Lista de Compras". Clique em "Ler XML". Clique em "Importar XML". Procure a NF-e e clique em "Abrir" O sistema carrega todos os produtos da NF com a margem de 100%. Na opção de cadastro, você pode cadastrar os produtos individualmente, um a um. Porém, no sistema, há a opção de cadastrar tudo automaticamente: Clique em "Configurações". Selecione "Empresa". Clique na aba "Parâmetros" e, em seguida, em "Cadastrar Produtos Automático". De volta à tela do XML, agora tenho a opção de cadastrar todos. Observação: O cadastro ocorrerá conforme os parâmetros configurados. Você pode alterar o preço de venda no campo acima e, em seguida, finalizar a importação. Ao finalizar a importação, abrirá a tela abaixo: Você pode ajustar o preço de venda clicando na opção abaixo; Pode gerar o financeiro; Clique em "Gerar Financeiro"; Finalize. Vá em "Financeiro" e selecione "Contas a Pagar" O sistema importa as parcelas conforme estão na NF-e; assim, os valores já ficam registrados no Contas a Pagar. Em "Compras", acesse o subitem "Notas de Fornecedores". Para consultar Notas Fiscais de fornecedores, clique em "Consulta por Chave Insira a chave de acesso e clique em "OK". No entanto, para realizar esse procedimento, é necessário ter o certificado digital instalado. Para realizar a devolução de compras: Clique em "Compras". Selecione o subitem "Devolução de Compras". Você pode importar a compra e, em seguida, realizar a devolução. Caso a nota fiscal de compra já tenha sido importada, localize a nota e altere o CSOSN para 900. Clique na aba "Impostos/Outros" para ajustar as alíquotas conforme a nota fiscal de compra. Agora, ajustamos as alíquotas conforme a nota fiscal. Agora, precisamos informar a referência. Clique na aba "Referência" conforme a imagem abaixo. Cole a chave da nota fiscal no campo de referências (sem espaços), e clique em "Gravar" e "Transmitir".
  • O que é o Módulo Configurações?
    No módulo de configurações, podemos realizar alterações no sistema para adequá-lo às necessidades do usuário. Ao clicar no item "Empresa", os subitens serão exibidos conforme a imagem abaixo. Subitem "Empresa": Podemos selecionar a empresa na qual desejamos fazer alguma configuração. Ao clicarmos no subitem "Empresa", abrirá a tela abaixo. Podemos cadastrar uma nova empresa, clicando em "Novo". Podemos fazer alteração na(s) empresa(s) já cadastradas, clicando em "Alterar". Clicando em "Alterar", por exemplo, a tela abaixo será exibida. Podemos observar que na aba "Dados Básicos", temos as informações essenciais referentes à empresa. Podemos alterar as informações e clicar em "Gravar". Na aba "Parâmetros", conforme a imagem abaixo, podemos configurar as permissões conforme a necessidade e clicar em "Gravar". As informações referentes à aba "Imposto Padrão" e "Difal" devem ser confirmadas com a contabilidade do cliente. Subitem "Terminais": Podemos selecionar o subitem "Terminais" para alterar configurações de impressoras, balanças, entre outros. Ao clicar no subitem "Terminais", a tela abaixo será exibida. Na aba "Configurações", podemos ajustar as informações da impressora, do PDV (caixa) e as configurações da ECF fiscal. Na aba "Balanças", podemos configurar a(s) balança(s). Assim como nas abas SAT, TEF/POS, devemos ajustar as configurações. 3º) Subitem "Listas de Mesas": Podemos selecionar o subitem "Listas de Mesas" para gerar números de mesas. Ao clicar no subitem "Listas de Mesas", a tela abaixo será exibida. Clique em "Gerar" e, em seguida, clique em "Sim". Digitar a quantidade de mesas desejada e clica em ok; Subitem "Configurações Fiscais": Podemos selecionar o subitem "Configurações Fiscais" referente a Web Service, Certificado, NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, Sped, Balança, Etiquetas, SAT, MFe, E-mail, Conexão. As configurações podem ser ajustadas em todas as abas e, em seguida, clique em "Gravar", conforme a imagem abaixo. Subitens "Balança", "Soft House" e "Backup": Nesses subitens, podemos clicar neles para ajustar as configurações também, conforme a necessidade.
  • Como Cadastrar Produtos no Módulo de Estoque
    Cadastro de Itens no Estoque: Acesse o Retaguarda. Selecione a opção Estoque. Escolha a categoria Produtos. Clique em 'Cadastrar Novo Produto'." 5. Clique em 'Novo'. 6. Preencha os campos necessários, pressionando ENTER ou TAB conforme avança. O sistema preencherá automaticamente as informações relacionadas a código de barras e referência. No campo 'Parâmetros', marque as opções conforme necessário. Observação Importante: Nos campos 'Marca', 'Grupo' e 'Unidade', clique sobre o ícone da lupa para realizar o cadastro correspondente. 9. Clique em 'Novo'. 10. Digite o nome da marca, grupo ou unidade, conforme necessário. 11. Clique em 'Gravar'. 2º,3º, 4º) Subitens Grupo, Unidades e Marcas Observação: O cadastro de marcas, grupos e unidades pode ser realizado separadamente ou simultaneamente durante o cadastro de produtos, como mencionado anteriormente. Para cadastrar marcas, grupos e unidades individualmente: Acesse o menu 'Estoque'. Selecione a opção desejada: 'Grupos', 'Unidades' ou 'Marcas'. Clique em 'Novo'. Insira as informações necessárias. Pressione 'Gravar'. Consulte a imagem abaixo para mais detalhes: Impressão de Etiquetas: a. Acesse o menu 'Estoque'. b. Selecione 'Impressão de Etiqueta'. - Para simplificar a busca, utilize a opção 'Pesquisar'. Insira a quantidade desejada. Clique em 'Adicionar'. clique em 'Imprimir' - Selecione a etiqueta desejada e confirme a impressão. Ajuste de Preço: a. Acesse o menu 'Estoque'. b. Selecione 'Ajustar Preço'. - Você pode localizar os itens por código ou descrição. Faça o ajuste do preço conforme necessário. Ajuste de Estoque: a. Clique em 'Ajustar Estoque'. b. Selecione 'Novo'. - No campo 'Tipo', selecione se é entrada ou saída. Preencha a quantidade do estoque atual. Insira a quantidade desejada no segundo campo, conforme demonstrado na imagem abaixo: - Após gravar, o produto será exibido com a quantidade ajustada. Para visualizar, vá até o menu 'Estoque', clique em 'Produtos' e na aba 'Descrição', digite o nome do produto para ver a quantidade inserida. Subitem: Ajuste de Saldo do Estoque Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Ajustar Saldo do Estoque'. - Clique em 'Ajustar Saldo de Estoque' para permitir que o sistema realize o ajuste. Subitem: Zerar Estoque Negativo Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Zerar Estoque Negativo'. - Clique em 'Executar' para permitir que o sistema faça o ajuste e zere o estoque negativo. Subitem: Ajustar Estoque Fiscal Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Ajustar Estoque Fiscal'. Ajustar Saldo Estoque Fiscal: a. Acesse o menu 'Estoque'. b. Selecione 'Ajustar Saldo Estoque Fiscal'. c. Realize o ajuste seguindo o mesmo procedimento do ajuste de estoque mencionado no 7º subitem. - Clique em 'Executar' para efetuar o ajuste no saldo do estoque fiscal. Subitem: Inventário de Produtos Fiscais Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Inventário de Produtos Fiscais'. - Ajuste a data de referência conforme necessário. Clique em 'Gerar Inventário'. - Após gerar o inventário, clique em 'Imprimir' para obter o relatório correspondente. Subitem: Fabricar Produtos Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Fabricar Produtos'. - No subitem 'Fabricar Produtos', é possível detalhar a composição de um produto, especificando as matérias-primas utilizadas na produção ou montar um kit. Para utilizar este recurso: Acesse o menu 'Estoque'. Selecione 'Produtos'. Marque a opção 'Composição', conforme a imagem abaixo: - Ao marcar esta opção, o sistema abrirá uma aba para inserirmos as informações referentes à composição, conforme ilustrado na imagem abaixo: - Clique na aba 'Composição'. Clique no sinal de '+'. Selecione os itens no campo 'Descrição'. Clique em 'Salvar'. - Para fabricar o produto ou montar um kit, vá para o menu 'Estoque', clique em 'Fabricar Produtos' e monte sua composição.
  • Como fazer o estorno da NF-e:
    Para realizar o estorno da NF-e: Clique na NF-e desejada. Copie a chave de acesso clicando com o botão direito do mouse ou utilizando CTRL+C. 3. Clique em 'Duplicar NF-e'. 4. A nota irá aparecer na tela; clique sobre ela e, em seguida, clique em 'Alterar'. 5. Nesse momento, a nota já aparece como duplicada. Vá para o campo 'Natureza da Operação' e altere a CFOP 5915 para 1915 (verifique as CFOP corretas conforme a operação a ser realizada). Faça a alteração da CFOP também no campo onde está a descrição do produto. Altere a operação, finalidade e a natureza da operação conforme indicado na imagem abaixo: Agora, clique na aba 'Referência'. Cole a chave de acesso da NF-e duplicada. Clique em 'Gravar'. Observação: Não é necessário informar a forma de pagamento, pois estamos realizando um estorno neste caso. Agora, para visualizar a NF-e, clique em 'Preview'. Finalmente, após revisar as alterações, feche a NF-e e prossiga com o processo de transmissão. Caso algum erro apareça, conforme imagem abaixo: Clique no campo 'Finalidade': Selecione a opção 'Normal'; Clique em 'Gravar' e, em seguida, 'OK'; Prossiga com a transmissão.
  • Módulo Financeiro - Contas a Pagar
    No Subitem Contas a Pagar: O sistema automaticamente direciona para o subitem Contas a Pagar as NF-e de compras que foram importadas. (Ver procedimento 'Importar NF de Compra - XML'). Ao acessar o subitem 'Contas a Pagar', é possível visualizar todas as contas de forma segregada, incluindo aquelas que estão atrasadas, as que já foram pagas e as que estão a pagar. Essa visualização pode ser realizada de maneira separada ou consolidada. Consulte a imagem abaixo para referência: É possível efetuar o procedimento de baixa na nota clicando em F7 - Baixar, localizado no lado direito da tela, como indicado na imagem abaixo: Ao efetuar a baixa na nota, a tela exibida é a seguinte: Selecione o plano de contas desejado, como Caixa, Boleto, entre outros. Clique em 'Salvar' e, em seguida, em 'Sair'. Contas a Receber: No módulo de Contas a Receber, ficam registradas todas as vendas realizadas a prazo. Para efetuar a baixa, clique sobre a venda desejada e, em seguida, clique no ícone 'Baixar', localizado no lado direito da tela, conforme mostrado na imagem abaixo: Insira o valor recebido e clique em 'Salvar'. Ficha de Clientes: Na ficha de clientes, é possível incluir as informações referentes à venda realizada. É possível efetuar o recebimento diretamente através da ficha do cliente. Clique na opção 'Receber', como mostrado na imagem abaixo: Selecione a conta de destino, escolha a forma de pagamento, insira o valor recebido e clique em 'Gravar'. Livro Caixa: No livro caixa, é possível visualizar as movimentações do caixa, incluindo entradas, saídas, saldo anterior, saldo atual, histórico e plano de contas. Transferências de Contas: Você pode realizar transferências selecionando as contas desejadas e clicando em 'Transferir'. Impressão de Recibos: Pode-se procurar pelos já cadastrados, caso queira imprimir, utilizando o campo 'Localizar'. Pode-se cadastrar um novo recibo clicando em 'Novo' e, em seguida, clicar em 'Gravar'.
  • Sobre o Menu Financeiro:
    No menu financeiro, encontramos diversos subitens que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do negócio: Nas formas de pagamento: Para incluir uma nova forma de pagamento, caso ainda não exista, clique em 'Novo' e proceda com o cadastro. Após cadastrar a nova forma de pagamento, clique em 'Gravar'. Tabela de Preços: No subitem Tabela de Preços, é possível realizar acréscimo de preços. Para inserir novos produtos, clique em 'Novo'. Clique em 'Gravar'. Plano de Contas: No Plano de Contas, é possível incluir contas de acordo com a necessidade da empresa: Clique em 'Plano de Contas'. Clique em 'Novo'. Clique em 'Gravar'.
  • Sobre o Módulo Fiscal – CFOP:
    Sobre o Módulo Fiscal – CFOP: Definição de CFOP: Código Fiscal de Operações e de Prestações. Finalidade: Identificar operações e prestações em documentos fiscais eletrônicos, escriturações de livros fiscais e obrigações acessórias. Através do CFOP, é possível identificar se a nota refere-se a uma venda, a uma compra, a uma transferência, devolução, etc. No módulo Fiscal, podemos visualizar o CFOP dos itens: Clique em 'Fiscal'. Selecione 'CFOP'. Ao clicar em CFOP, será aberta a tela abaixo: É possível localizar o CFOP tanto pelo código quanto pela descrição. Caso seja necessário realizar alterações, clique em 'Alterar' e ajuste as informações conforme a tela abaixo:
  • Como gerar NFC-e
    No módulo Fiscal, podemos gerar as NFC-e: Clique em 'Fiscal'. Selecione 'NFC-e'. Ao clicar em NFC-e, será aberta a tela abaixo: Podemos verificar nas abas, conforme figura abaixo: NFC-e transmitidas NFC-e com duplicidade NFC-e inutilizadas NFC-e gravadas NFC-e em contingência NFC-e canceladas NFC-e denegadas Para realizar uma venda e emitir NFC-e, é necessário abrir o sistema PDV, que está disponível no cabeçalho da tela do sistema, conforme mostrado na imagem abaixo: Ao clicarmos em PDV, a tela abaixo será exibida: Caso o caixa esteja fechado, precisamos abri-lo. Observação: Devemos fechar o caixa diariamente. Se ele estiver aberto do dia anterior, precisamos fechá-lo e reabri-lo. Então, o sistema nos permitirá inserir as informações do produto a ser vendido. Podemos concluir a venda e selecionar a forma de pagamento, conforme mostrado na tela abaixo, e então finalizar o processo. Agora, podemos fechar a tela do PDV, clicando em 'Fechar' no cabeçalho, e retornar à tela do sistema retaguarda. Conforme mostrado na imagem abaixo, podemos clicar no item fiscal, e no subitem NFC-e, onde poderemos visualizar a NFC-e em uma das abas. Possuímos a opção de cancelar, inutilizar, recuperar, transmitir (caso ainda não tenha sido transmitida), imprimir, visualizar o relatório, enviar por e-mail, importar, fechar o mês e enviar por WhatsApp.
  • Módulo Fiscal – Inventário por CSOSN
    Módulo Fiscal – Inventário por CSOSN: Definição CSOSN: Código de Situação da Operação no Simples Nacional, é uma lista enumerada de operações de uma empresa, estabelecendo critérios tributários para cada situação quando classificada no regime Simples Nacional. Finalidade: Utilizado na nota fiscal eletrônica para identificar a situação tributária de cada mercadoria comercializada e o tipo de operação registrada na nota fiscal. No módulo Fiscal, ao clicarmos em 'Inventário por CSOSN', a tela abaixo será aberta: Selecionamos as informações para o período desejado e clicamos em 'Imprimir'. O sistema irá exibir as informações.
  • Módulo Fiscal – Sintegra
    Definição Sintegra: Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Finalidade: É um software de controle fiscal do governo que permite o controle de operações comerciais em todo o país, controlando fraudes e não conformidades legais, sendo passível de muitas e sanções. No módulo Fiscal, ao clicarmos em 'Sintegra', a tela abaixo será aberta: Selecionamos as informações para o período desejado e clicamos em 'Gerar'.
  • Módulo Fiscal – Sped Fiscal
    Definição Sped: Sistema Público de Escrituração Digital. Finalidade: Integrar os fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Sped Fiscal: Com o Sped, os órgãos estaduais e a Receita Federal recebem de seus contribuintes todos os documentos e informações essenciais para averiguar o ICMS e IPI. Todas as empresas contribuintes de ICMS e IPI são obrigadas a utilizar o Sped. No módulo Fiscal, ao clicarmos em 'Sped Fiscal', a tela abaixo será aberta: Selecionamos as informações para o período desejado e clicamos em 'Gerar'. Sped Contribuições: É um arquivo digital para escriturar as contribuições de PIS/PASEP e COFINS, quando a empresa estiver inserida nos regimes gerais, com apurações cumulativas e não cumulativas. No módulo Fiscal, ao clicarmos em 'Sped Fiscal', a tela abaixo será aberta:" Selecionamos as informações para o período desejado e clicamos em 'Gerar'. Enviar Sped: Clicamos em 'Fiscal' e, no subitem 'Enviar Sped', a tela abaixo será exibida. Podemos adicionar ou excluir anexos e, em seguida, enviar.
  • Módulo Fiscal – Tabela IBPT
    Definição: Tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Finalidade: É uma lista sobre a carga média aproximada sobre os impostos de produtos e serviços. No módulo Fiscal, podemos visualizar a tabela IBPT: Clique em 'Fiscal'. Selecione 'Tabela IBPT'. Ao clicar em 'Tabela IBPT', abrirá a tela abaixo: Observação: Para ter acesso à tabela, é necessário fazer o cadastro no site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br. Podemos localizar a tabela IBPT pelo caminho do arquivo.
  • Como cadastrar clientes:
    O cadastro de clientes pode ser realizado de duas maneiras: através da retaguarda e do PDV. Pelo Retaguarda: Abra o retaguarda. Clique no item "Pessoas". Selecione o subitem "Contatos". Clique em "Novo" para abrir a tela abaixo. Preencha todas as informações necessárias. Observação: No campo "Tipo de Contato", se o cliente for pessoa jurídica, selecione a opção "Contribuinte". Caso o cliente seja pessoa física, selecione a opção "Não Contribuinte", conforme mostrado na figura abaixo: Pelo PDV: Abre o PDV; Clica em clientes; A tela abaixo será exibida: Preencha as informações necessárias. Clique em "Salvar". Observação: Caso não haja número de endereço, insira "00".
  • Cadastro de Vendedores, Entregador e Contador
    Ao clicar em "Vendedores", a tela abaixo será exibida. Clique em "Novo" se desejar inserir um novo vendedor ou "Alterar" se precisar trocar o vendedor existente. Para inserir um vendedor: Preencha os campos necessários. Clique em "Salvar". Pressione "Esc" para sair. Se precisar alterar o vendedor: Preencha os campos necessários. Clique em "Salvar". Pressione "Esc" para sair. Para cadastrar entregadores, siga a mesma lógica: Clique no item "Pessoas". Selecione o subitem "Entregador". Clique em "Novo" para cadastrar um novo entregador ou em "Alterar" caso precise fazer alguma modificação. Preencha os campos necessários e clique em "Gravar". Caso deseje cancelar, pressione "ESC". Para cadastrar um contador: Clique em "Pessoas". Selecione a opção "Contador". Clique em "Novo" ou "Alterar", conforme necessário. Preencha os campos, especialmente o e-mail. Clique em "Gravar". Pressione "Esc" para sair.
  • Módulo Relatórios – Vendas
    No módulo de relatórios, é possível gerar informações relacionadas a produtos, vendas e finanças. Dentro do subitem "Vendas", temos a opção de gerar relatórios detalhados sobre as vendas realizadas. Ao selecionar o item "Vendas", os subitens serão exibidos. 1º) Subitem Histórico de Vendas: Ao clicar em "Histórico de Vendas", será exibida a tela abaixo: Podemos selecionar clientes e vendedores individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório desejado, seja resumido ou detalhado. No campo "Ordenado Por", selecione se deseja que o relatório seja gerado por data ou valor, conforme a imagem abaixo: Na imagem abaixo, é possível observar o relatório resumido que foi gerado. 2º) Subitem Histórico de Orçamentos: Ao clicar em "Histórico de Orçamentos", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar empresas, vendedores e clientes individualmente ou todos. Informe o período desejado e clique em imprimir, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, o qual, neste caso, apareceu zerado, pois não havia nenhum orçamento registrado. 3º) Subitem Vendas p/ Clientes: Ao clicar em "Vendas p/ Clientes", será exibida a tela abaixo: É possível selecionar os clientes individualmente ou todos. Informe o período desejado e clique em imprimir, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, é possível observar que o relatório detalhado foi gerado, permitindo visualizar todas as informações referentes a vendas específicas ou a todas as vendas. 4º) Subitem Vendas p/ Vendedor: Ao clicar em "Vendas p/ Vendedor", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar os vendedores individualmente ou todos. Informe o período desejado, podendo ordenar por data ou valor. No campo "Tipo", escolha se deseja um relatório mais resumido ou detalhado. Clique em imprimir, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, é possível observar o relatório gerado, permitindo visualizar todas as informações referentes a um vendedor específico ou a todos os vendedores. 5º) Subitem Vendas por PDV: Ao clicar em "Vendas por PDV", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar as contas individualmente ou todas. Informe o período desejado e selecione os usuários individualmente ou todos, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, é possível observar o relatório gerado, apresentando informações sobre entrada, saída, troca, neste caso, ele parece zerado, pois não havia informações para o período selecionado. 6º) Subitem Comissão de Vendedores: Ao clicar em "Comissão de Vendedores", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar as empresas individualmente ou todas. Caso haja mais de uma empresa, também é possível selecionar os vendedores individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, as informações referente aos valores de comissões de vendas; 7º) Subitem Por Forma de Pagamento: Ao clicar em "Por Forma de Pagamento", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar as empresas individualmente ou todas, caso haja mais de uma. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Esta opção permite gerar o relatório com base na forma de pagamento realizada. 8º) Subitem Por Produtos - Geral: Ao clicar em "Por Produtos - Geral", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar referências, códigos, produtos, clientes, vendedores, grupos individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, as informações referente aos produtos vendidos; 9º) Subitem Por Produtos - Clientes: Ao clicar em "Por Produtos - Clientes", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar referências, códigos, produtos, clientes, grupos individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, as informações referente aos produtos vendidos por clientes; 10º) Subitem Por Produtos - Vendedor: Ao clicar em "Por Produtos - Vendedor", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar referências, códigos, produtos, vendedores, grupos individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, as informações referente aos produtos vendidos por vendedores; 11º) Subitem Por CFOP/CSOSN: Ao clicar em "Por CFOP/CSOSN", a tela abaixo será exibida: Informe o período desejado e clique em imprimir, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, as informações referente ao CFOP, CSOSN,CST. 12º) Subitem Produto c/ Trib.Mono: Neste subitem, podemos gerar relatórios dos produtos que seguem esse regime de tributação. Ao clicar em "Produto c/ Trib.Mono", a tela abaixo será exibida: É possível selecionar referências, códigos, produtos individualmente ou todos. Informe o período desejado e o tipo de relatório, conforme mostrado na imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o relatório gerado, nesse caso, não temos nenhum produto monofásico.
  • Módulo Relatórios - Produtos
    No módulo relatórios podemos gerar os relatórios referentes a produtos, vendas e financeiro: Ao acessar o módulo de relatórios e escolher a opção "Produtos", diversos subitens serão exibidos, como mostrado na imagem abaixo: 1º) Subitem Curva ABC: Ao clicar em "Curva ABC", selecione a empresa, informe o período desejado, clique em imprimir. O sistema então gera um relatório baseado nas curvas ABC: A: 20% dos produtos mais importantes e mais vendidos, representando 80% dos lucros da empresa. B: 30% dos produtos intermediários, que representam 15% dos lucros. C: 50% dos produtos menos vendidos, representando 5% dos lucros. 2º) Subitem Históricos de Produtos: Ao acessar o histórico de produtos, a tela abaixo será exibida. Aqui, você tem a opção de selecionar o produto por referência, código, descrição e data, ou, se preferir, todos. Basta escolher a opção desejada e clicar em imprimir para gerar o relatório. 3º e 4º) Subitem Listagem de Compras e Compras p/ Fornecedores: Os subitens "Listagem de Compras" e "Compras p/ Fornecedores" seguem a mesma lógica dos demais. Ao acessar o subitem desejado, selecione o fornecedor, o período desejado e, no campo de emissão, escolha a opção desejada. Se preferir um relatório detalhado, basta selecionar a opção correspondente na tela e clicar em imprimir. O sistema gerará o relatório com o histórico de compras. 5º e 6º) Subitem Produtos menos lucrativos e Produtos mais lucrativos: Nos subitens "Produtos menos lucrativos" e "Produtos mais lucrativos", é possível visualizar os produtos com menor e maior lucratividade. Basta selecionar o período desejado e a quantidade de produtos a serem exibidos, então clicar em imprimir. O sistema gerará o relatório correspondente. No caso apresentado, foi gerado um relatório dos dois produtos menos lucrativos. O mesmo procedimento pode ser seguido para visualizar os produtos mais lucrativos. 7º e 8º) Subitem Produtos menos vendidos e mais vendidos: Nos subitens "Produtos menos vendidos" e "Produtos mais vendidos", é possível visualizar os produtos com menor e maior quantidade de vendas. Informe o período desejado e a quantidade de produtos a serem exibidos, depois clique em imprimir. O sistema gerará o relatório correspondente. No exemplo apresentado, foi gerado um relatório dos três produtos mais vendidos. O mesmo procedimento pode ser seguido para visualizar os produtos menos vendidos. 9º) Subitem Produtos com preço alterado: No subitem "Produtos com preço alterado", é possível visualizar os produtos que tiveram alterações nos preços. Informe o período desejado e clique em imprimir. O sistema gerará o relatório correspondente, exibindo os produtos cujos preços foram modificados no período especificado. Observe que o relatório e gerado conforme o período selecionado. 10º) Subitem Estoque Composição: No subitem "Estoque Composição", é possível gerar um relatório relacionado aos produtos que passaram pelo processo de unir matérias-primas para a geração de um produto final. Esse processo implica na movimentação do estoque dos produtos envolvidos na operação, além de alterar o preço de custo de acordo com o custo dos componentes. Para obter esse relatório, basta clicar no subitem, informar o período desejado e imprimir. O sistema apresentará as informações correspondentes às composições de estoque ocorridas. 11º) Subitem Estoque Grade: No subitem "Estoque Grade", é possível gerar um relatório relacionado aos produtos que possuem características diferentes, mas com o mesmo valor de venda. Por exemplo, considere o produto "camisetas" que possui variações em termos de grade, como tamanho e cor. Ao clicar neste subitem, informar o período desejado e imprimir, o sistema apresentará um relatório contendo as informações referentes aos produtos que possuem essas variações. 12º) Subitem Estoque Mínimo: No subitem "Estoque Mínimo", é possível gerar um relatório que exibe os produtos que estão com quantidade abaixo do mínimo estipulado. Ao clicar neste subitem, informar o período desejado e imprimir, o sistema apresentará um relatório com as informações relacionadas aos produtos que possuem estoque abaixo do limite mínimo estabelecido. 13º) Subitem Estoque Negativo: No subitem "Estoque Negativo", é possível gerar um relatório para verificar os produtos que estão com estoque em quantidade negativa. Ao clicar neste subitem, informar o período desejado e imprimir, o sistema apresentará um relatório com as informações referentes aos produtos que possuem estoque negativo. 14º) Subitem Estoque Fiscal: No subitem "Estoque Fiscal", é possível gerar um relatório que exibe a quantidade de produtos registrada nos documentos contábeis e fiscais da empresa. Ao clicar neste subitem, selecione as opções desejadas, como período e filtros específicos, e clique em imprimir. O sistema apresentará um relatório detalhado com as informações relacionadas ao estoque fiscal da empresa. 15º) Subitem Lista – Conferência de Estoque: No subitem "Lista – Conferência de Estoque", é possível visualizar o estoque e gerar um relatório para a conferência física. Ao acessar este subitem, o sistema exibirá a lista de produtos em estoque, permitindo uma conferência física para garantir a precisão dos dados registrados. Você também pode imprimir um relatório dessa lista para ter uma documentação física da conferência.
  • Módulo Relatórios Financeiro
    1º) Subitem Contas a Receber: Ao acessar o subitem "Contas a Receber", é possível gerar relatórios detalhados sobre as contas a receber. Você pode selecionar as empresas, os clientes individualmente ou todos. Além disso, informe o tipo de período desejado (emissão, vencimento, recebimento), o período desejado e a situação das contas (a receber, recebidas, atrasadas). Depois, clique em "Imprimir" para gerar o relatório conforme suas preferências. Na imagem abaixo, podemos observar o relatório de contas à receber que foi gerado, referente ao período selecionado. 2º) Subitem Contas a Pagar: No subitem "Contas a Pagar", é possível gerar relatórios detalhados sobre as contas a pagar. Selecione as empresas, os fornecedores individualmente ou todos. Informe o tipo de período desejado (emissão, vencimento, pagamento), o período desejado e a situação das contas (a pagar, pagas, atrasadas). Em seguida, clique em "Imprimir" para gerar o relatório conforme suas especificações. Na imagem abaixo, podemos observar o relatório de contas à pagar que foi gerado, referente ao período selecionado. 3º) Subitem Resumo de Caixa: No subitem "Resumo de Caixa", é possível gerar um relatório resumido sobre as movimentações de caixa. Selecione a data desejada, o usuário e o caixa. Clique em "Imprimir" para gerar o relatório conforme suas especificações. 4º) Subitem Movimento de Caixa: No subitem "Movimento de Caixa", é possível gerar um relatório detalhado sobre as movimentações de caixa. Selecione as empresas, as contas e os planos de contas individualmente ou todos. Informe o período desejado e clique em "Imprimir" para gerar o relatório conforme suas especificações. Na imagem abaixo, podemos observar do movimento de caixa que foi gerado, referente ao período selecionado. 5º) Subitem Balanço Financeiro: Ao selecionar o subitem "Balanço Financeiro", escolha as empresas individualmente ou todas. Informe o período desejado e clique em "Imprimir" para gerar o relatório correspondente. Na imagem abaixo, podemos observar balanço financeiro que foi gerado, referente ao período selecionado. 6º) Resumo Financeiro p/conta: Ao acessar o subitem "Resumo Financeiro p/conta", escolha as empresas individualmente ou todas. Informe o período desejado e clique em "Imprimir" para gerar o resumo financeiro correspondente, conforme mostra a imagem abaixo: 7º) Resumo Financeiro Cartão: Ao acessar o subitem "Resumo Financeiro Cartão", escolha as empresas individualmente ou todas. Informe o período desejado, selecione o local (caixa, contas à receber) e clique em "Imprimir" para gerar o resumo financeiro correspondente, conforme mostra a imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar a movimentação financeira – cartão, que foi gerado referente ao período selecionado. 8º) Plano de Contas: Ao acessar o subitem "Plano de Contas", escolha as empresas e o plano de contas individualmente ou todos. Informe o período desejado, selecione o tipo de relatório (resumido ou detalhado) e clique em "Imprimir" para gerar o resumo financeiro correspondente, conforme mostra a imagem abaixo: Na imagem abaixo, podemos observar o plano de contas gerado referente ao período selecionado.
  • Módulo Vendas - Lista de Vendas e Devolução de Vendas
    Lista de Vendas: Ao acessar "Vendas" e selecionar o subitem "Lista de Vendas", você terá acesso a todas as vendas realizadas. É possível filtrar as vendas por data e localizá-las pelo número do pedido. Além disso, você pode utilizar as abas "Todos" Módulo Vendas - Devolução de Vendas: Para realizar uma devolução de vendas, siga os passos abaixo: Acesse o subitem "Devolução de Vendas" no módulo de Vendas. Clique em "Novo" para iniciar o processo de devolução.[ Devolução de Vendas: Digite o número da venda que você deseja devolver. Clique em "Importar Venda" para que o sistema faça a importação dos detalhes da venda. Selecione o tipo de devolução desejado e adicione quaisquer observações relevantes. Passos para Gravação e Finalização da Devolução: Clique em "Gravar" para salvar as informações da devolução. Em seguida, clique em "Finalizar" para concluir o processo de devolução.
  • módulo de Vendas - Lista de Vendas
    No módulo de Vendas, ao acessar a opção "Lista de Vendas", você terá acesso a diversas funcionalidades para gerenciar as vendas realizadas. Aqui estão algumas das principais características: Filtragem por Data: Utilize a opção de filtragem por data para visualizar as vendas dentro de um período específico, facilitando a análise e gestão. Localização por Número do Pedido: É possível localizar uma venda específica inserindo o número do pedido correspondente, oferecendo uma forma rápida de acessar informações específicas. Abas de Status: As abas "Todos", "Aberto", "Gravado", "Fechado" e "Cancelado" permitem que você classifique e visualize as vendas com base em seu status atual. Filtragem por Tipo de Venda: A opção para selecionar entre "Pedidos", "Cupom" ou "Todos" oferece flexibilidade na visualização das vendas conforme a categoria desejada. Essas funcionalidades proporcionam um controle eficaz sobre as vendas, permitindo uma gestão detalhada e personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio.
  • Módulo Vendas - Orçamento:
    A sua instrução está clara, mas vou ajustá-la para torná-la mais fluida: "Para realizar um orçamento: Abra o sistema; Navegue até a opção 'Vendas'; Selecione o subitem 'Orçamento'. Sequência atualizada para tornar as instruções mais claras: Clique em 'Novo'; Preencha os campos (pressione a tecla Enter para avançar para o próximo campo); Pesquise os produtos desejados para incluir no orçamento, ajuste quantidade e preços (pressione a tecla Enter para adicionar os produtos); Se desejar adicionar observações ao orçamento, clique na aba 'Observações' e digite; Clique em 'Salvar'; Clique em 'Finalizar'. Agora podemos selecionar o orçamento e imprimir; Podemos enviar via e- mail, clicando na opção abaixo: Podemos também, cadastrar produtos apenas para orçamento: Clique em estoque; Clique em produtos; Cadastrar o produto;
  • Módulo Vendas - Ordem de Serviço
    Clique no cabeçalho no item "Ordem de Serviço"; Caso precise alterar a ordem de serviço, basta clicar em "Alterar", desde que a ordem ainda esteja aberta. Caso ela esteja fechada, não é possível alterá-la. Se desejar criar uma nova ordem de serviço, clique em "Novo". Para alterar ou emitir uma ordem de serviço nova, abrirá a seguinte tela: Basta alterar o que deseja ou, se quiser criar uma nova, preencher os campos com as informações do cliente. Na tela, há a possibilidade de descrever o equipamento, defeitos/problemas e observações, clicando nas abas, conforme a imagem abaixo: Posso selecionar a mão de obra e inserir os valores correspondentes, incluindo a quantidade de horas e o valor por hora, conforme imagem abaixo: Pode-se adicionar as peças usadas no serviço, basta clicar na aba peças e selecionar as peças e quantidades utilizadas; Gravar; Caso, queira finalizar a ordem de serviço, clica em finalizar; Ok; Clique em Imprimir a ordem para o cliente assinar;
  • Módulo Vendas - PDV (Ponto de Venda) para Mesas:
    Ao abrir o sistema PDV, pode aparecer a seguinte mensagem: Caixa não é de hoje; Pode clicar em 'Ok'; O caixa será marcado como indisponível; Clique em 'Caixa', depois em 'Fechar Caixa'; Em seguida, clique em 'Sim'. É necessário informar o saldo em dinheiro e finalizar. O sistema será encerrado. Clique em 'Vendas'; Selecione 'PDV - Delivery'. A tela abaixo será exibida: Podemos selecionar o cliente pelo número do celular ou pelo nome; Podemos descrever o item pelo código de barras ou pelo nome; Podemos adicionar observações. Podemos encerrar a venda clicando no subitem 'Concluir Venda' e selecionando a forma de pagamento.
  • Módulo Vendas - PDV para Mesas:
    Ao abrir o sistema PDV, pode surgir a seguinte mensagem: 'Caixa não é de hoje;' Pode clicar em 'OK'; O caixa será marcado como indisponível; Clique em 'Caixa' e em seguida 'Fechar Caixa'; Clique em 'Sim'. É necessário informar o saldo em dinheiro e finalizar. O sistema será encerrado. Clique em 'Vendas'; Selecione 'PDV- Vendas'. A tela abaixo será exibida; Podemos inserir a quantidade de mesas desejadas; neste caso, inserimos 9 mesas; Podemos clicar no item 'Mesas', e em seguida, no subitem 'Abrir Mesas' quando a mesa for ocupada; No exemplo abaixo, vamos abrir a mesa número 2; Digite o número da mesa, neste caso, 2; Clique em 'OK'. Podemos observar que a mesa ocupada fica destacada em amarelo; Agora, podemos fazer o pedido para essa mesa. Podemos transferir a mesa também, caso seja necessário; Clique no subitem 'Transferir Mesa'; Informe o número da mesa atual; Informe o número da mesa de destino; Clique em 'Transferir', conforme a imagem abaixo: Podemos imprimir o pedido clicando nos subitens localizados logo abaixo do subitem 'Transferir Mesa'.
  • Módulo Vendas - PDV Vendas: 1
    Ao abrir o sistema PDV, pode aparecer a seguinte mensagem: 'Caixa não é de hoje;' Pode clicar em 'OK'; O caixa aparecerá como indisponível; Clique em 'Caixa', selecione 'Fechar Caixa'; Clique em 'Sim'. É necessário informar o saldo em dinheiro e finalizar. O sistema será fechado; Abra novamente o sistema; Vá para 'Caixa'; Clique no subitem 'Abrir Caixa'; Se houver algum valor para troco, insira e abra; Caso contrário, apenas abra; Prossiga com a venda dos produtos; Digite o nome do produto e pressione a tecla Enter; OBS: O consumidor final não aceita a opção de pagamento a prazo. Caso queira realizar a venda a prazo, é necessário selecionar o nome do cliente; OBS: No Pix, a conta precisa estar cadastrada para funcionar corretamente; Clique em 'Concluir'; Se desejar imprimir o pedido, clique em 'Sim';
  • Módulo Vendas - PDV Vendas: 2
    Caso deseje excluir algum produto da lista no ícone 'Produtos': Pressione a tecla DEL (delete) no teclado; Clique em 'Sim'; Pode-se também conceder desconto clicando na opção 'Desconto Item' ou pressionando as teclas CTRL+D; Digite o valor do desconto; Clique em 'Concluir'; Pode-se também buscar preço, clicando na opção, conforme imagem abaixo: No ícone 'Clientes': Pode-se realizar o cadastro de clientes; Clique em 'Cadastro de Clientes'; Preencha os campos com as informações do cliente desejado; Clique em 'Salvar'; Também, pode-se receber valores; Clique em 'Receber Conta'; O sistema exibirá as informações das contas a receber; Selecione a conta; Clique em 'Baixar', conforme imagem abaixo: Selecione o plano de contas; Digite o valor recebido; Clique em 'Salvar'; No ícone Vendedor: pode-se visualizar e selecionar os vendedores; No ícone Busca avançada, pode-se visualizar os produtos, preço, estoque; No ícone Importar , pode-se importar: pedido, orçamento, ordem de serviço; Seleciona o pedido, orçamento ou ordem de serviço desejada e importa; Nos itens destacados na imagem abaixo, pode-se cancelar venda, concluir venda e incluir item;
  • Como Cadastrar um Contador
    1-Depois de ter logado você irá no canto ESQUERDO e vai apertar em PESSOAS. 2- Depois que você apertar vai aparecer um monte de telinha você irá apertar em CONTADOR. 3- Vai abrir uma telaonde você irá apertar no canto inferior em NOVO. 4- Vocêirá cadastrar ondeprecisara o nome, CNPJ e Email e apertar em gravar.
  • Suporte de NFC-e e NFe Para Contabilidade
    1-Primeiramente você irá abrir o RETAGUARDA e ira logar. 2-Depois dentro do sistema no canto ESQUERDO terá vários opções e você apertara na opção FISCAL 3- Na opção FISCAL aparecera outras opções aonde você irá apertar em NFC-e 4- Depois que você apertou irá aparecer a tela aonde no canto superior vai ter dois quadradinhos onde você irá selecionar o mês anterior e apertar em FILTRAR PERIODO. 5- Onde aparece todas as notas desse mês selecionado. 6- Você irá ver se não tem nenhuma nota em Contingência ou não transmitida e irá arrumar ela, Esses quadradinhos ficaram no canto superior aonde terá que ir um por um pra ver se não tem nota não transmitida ou algo do tipo. 7- Caso não tenha nenhuma nota com erro vocêirá no canto inferior e apertar em FECHAR O MES. Depois que você pressionar, aparecerá uma tela onde terá: "E-Mail do Contador": Este é o campo onde será inserido o e-mail da contabilidade. Então, você irá pressionar "Gerar". Uma barrinha verde aparecerá; aguarde até que a barrinha seja preenchida e, em seguida, pressione "Enviar E-mail". Nfe Para Contabilidade. 1- Apertar em Fiscal e você irá apertar em NF-e 2- Depois que você apertou irá aparecer a tela aonde no canto superior vai ter dois quadradinhos onde você irá selecionar o mês anterior e apertar em FILTRAR PERIODO. Onde aparece todas as notas desse mês selecionado. 3- Você irá ver se não tem nenhuma nota em Contingência ou não transmitida e irá arrumar ela, Esses quadradinhos ficaram no canto superior onde terá que ir um por um pra ver se não tem nota não transmitida ou algo do tipo. 4- Caso não tenha nenhuma nota com erro você irá no canto inferior e apertar em FECHAR O MES. 5- Depois que você apertou vai aparecer uma telinha onde terá E-Mail Contador é onde vai ter o Email da contabilidade Aí você irá apertar em gerar irá aparecer uma barrinha verde esperar a barrinha preencher e depois apertar em ENVIAR E-mail.
  • Como Alterar Dados Cadastrais no Lux Gerencial 2023
    Alteração de Dados Cadastrais no Lux Gerencial 2023 Diretamente no Banco de Dados Etapas: Acesse o IBExpert localizado na pasta “Utils” em C:/Sistema. Após acessar o IBExpert, será necessário configurar o banco de dados. 2º - Selecionar “Local” , versão do firebird, “2.5” e clicar na pastinha para achar o banco de dados, dentro de C:/Sistema/dados 3º Colocar o usuario padrão e a senha , Usuário SYSDBA e senhas MASTERKEY senha pode ser toda minúscula também, atentar-se a esta questão, 4º Realiza o acesso as tabelas do banco de dados. Clicando no + ao lado para expandir. 5º Realizar a busca pela tabela “Empresa” 6º Abrir a tabela através duplo clique e acessar a aba “Dados”. 7º Substituir os dados ali presente, colocando os dados do clientes novo ou que será instalado o sistema, será necessário ter o cnpj. Para consulta-lo basta acessar o Sintegra. 8º Clicar em Commit ou certinho. Agora só reabrir o sistema utilizando o usuário admin e a senha “asdasd”
  • Etapas da Instalação do Sistema Lux Gerencial (2023)
    Etapa 01 1º Criar a pasta “Sistema” dentro do C: (Disco local) 2º Alterar as permissões da pasta. Clicando com botão direito do mouse e indo em “propriedades”. 3º Desmarcar opção “somente leitura”, deixar conforme imagem abaixo. 4º Na Aba Segurança alterar as permissões da pasta “Sistema”, clicando em “Editar” 5º Clica em “Adicionar” 6°º Adicionargrupo chamado “Todos”, caso o Windows esteja em inglês deverá substituir a palavra por “Every” . Após isso clicar em “ok” 7º Dar permissão e controle total marcando o checkbox conforme na imagem abaixo. Parabéns, você conseguiu concluir a etapa 01 da instalação. Etapa 02 Nessa etapa será necessário realizar o download dos arquivos para que seja feito a instalação. Colocar aqui o link Https: 1º Após feito o download do arquivo chamado “Sistema.zip” caso peça senha será necessário digitar “@MEG@2040=” . Esta será a pasta realizada download, nesse momento esta pasta precisará ser copiada ou recortada e colada dentro da pasta “Sistemas” em C: (Disco Local). Caso seja Windows 11, será necessário ter instalado o winrrar (ver tutorial “como instalar Winrrar”) 2º Nessa etapa será necessário extrair os dados. Selecionando Winrrar e depois “Extrair Aqui) 3º Após extraído os dados será necessário verificar se ficou dentro da pasta “Sistema” correta. A localização para que os sistema funciona corretamente é: “C:> Sistema” Caso esteja “C:>Sistema>Sistema” será necessário recortar todos os arquivos e colar dentro da pasta correta “C:>Sistema” , caso contrário ocorrerá erro de comunicação com o banco de dados. Deverá ficar desta forma para que funcione.
  • Como Importar Arquivos XML
    1-Primeiramenteirá no canto esquerdo em Compras. 2- Depois que aperta na flechinha irá apertar em Lista de Compra. 3- Depois aparecera a tela com as listas de compra e etc. E irá apertar em uma opção chamada LER XML ou apertar F6 que irá abrir. 4-Ai no lado esquerdo no canto superior terá uma janela chamada Importar Xml e irá apertar. 5-Em seguida, uma janela será exibida para que você localize o arquivo XML e clique em "Abrir". Antes disso, um aviso será exibido, e você deverá confirmar clicando em "Sim". 6- Quando apertar em 'ABRIR' irá aparecer todos os produtos. 7- Em seguida, clique no canto direito em "Cadastrar Todos". 8- Depois disso no canto superior no lado esquerdo irá apertar em finalizar XML. 9- Então aparecera uma tela com todas os produtos de compra e no canto inferior voceira apertar em FINALIZAR e irá importar a nota. 10- Aparecera uma mensagem e irá apertar em 'Sim' 11- Aparecera essa tela e terá que apertar em GERAR e depois em Concluir.
bottom of page